Os invisíveis

A noite avança sobre o Centro Velho de São Paulo. As últimas almas vivas apressam-se para ir embora e logo ele estará praticamente vazio. É neste momento que emergem homens e mulheres, de roupas surradas, corpos suados, rostos imundos e a expressão retraída, cansados do trabalho e da vida. Talvez tenham conseguido alguns trocados para comprar uma aguardente para esquecer os olhares de desprezo e o frio cortante que faz esta noite. São homens e mulheres que se não estavam escondidos da multidão durante o dia mas passaram desprezados por todos enquanto havia sol. Agora suas peles escuras torradas de sol misturam-se à penumbra das ruelas.

O Centro, de concreto armado e vidro temperado, convive com uma condição indigna, do século XIX, XVIII… Mulheres e homens carregam com o peito todo o lixo abandonado na porta das lojas e escritórios. Conduzem carrinhos volumosos, algumas vezes maiores que si próprios, com dezenas de quilos de desperdício. Procuram algum alimento ou algum valor naquilo que milhares de pessoas só vimos lixo. Caminham rua abaixo até algum lugar não muito longe e somem. Têm uma noite longa pela frente, até que a madrugada lhes torture de sono e caiam na rua.

Ao nascer do sol, munido da desculpa de lavar as ruas e preparar o Centro para um novo dia, virá o caminhão-pipa tirar-lhes o sono. Mas esses homens e essas mulheres não se enganam, sabem que o lixo que deve ser limpo são eles mesmos. Então será hora de acordar e encontrar alguma tampa solta dos poços de telefonia para poder esconder cobertores e alguns poucos pertences.

Logo voltarão os visitantes de todo dia e um novo dia vai começar para manter tudo em seu lugar.

Por Alex Sartori
Visite www.facebook.com/blog.piloti

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Cidade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s