A cidade, a política e a mágica (ou: Só mais um texto)

Tenho escrito cada vez menos, mas nas últimas semanas a vontade de escrever veio crescendo frente às últimas notícias sobre São Paulo – redução de velocidade, ciclovias, paulista, etc. Por alguns dias pensei que fosse importante registrar um ponto de vista sobre tudo isso como quem quer dar a palavra de Minerva, e dai então todos estariam iluminados, os maus entendidos resolvidos, e todos estaríamos vivendo em harmonia.

Talvez a ciência de quanto ridículo essa ideia é me fez desistir de escrever, mais uma vez. Essa é a vantagem de ter um blog pequeno e pessoal: escrevo quando acho necessário. Um texto sobre qualquer desses assuntos em pauta, que envolvem a cidade, seria isso: um texto. E nada mais. E disso nasceu a ideia deste presente texto.

Em algum momento no meio disso lembrei do quanto gosto de mágica, e pensando nela me veio a iluminação sobre o que estava perambulando em minhas ideias nas últimas semanas: um texto seria apenas mais um texto, não teria um ponto novo sobre nada, não solucionaria nossas angústias, mas ele teria uma função importante: ser exatamente isso, apenas um texto. Muito do que se publicou neste tempo sobre as pautas mais acessadas é exatamente isso, apenas mais um texto. Ou seja: eu estaria entrando no jogo.

Que jogo? O que faz toda mágica ser mágica e não realidade: a distração. Todo bom mágico, além de muito habilidoso e de oferecer algumas informações falsas, sabe muito bem como distrair sua plateia. Ele te faz crer que a mágica está acontecendo em um ponto no tempo-espaço, enquanto ela já aconteceu noutro lugar, muito antes, e daí até a grande revelação é só enrolação, e quanto mais enrolado o expectador, mais maravilhado ele ficará com o fim da mágica, e até pedirá bis.

E é assim que temos vivido: distraídos e enrolados. As pautas sobre as ciclovias, a redução da velocidade na marginal, a abertura da Paulista são importantes, mas não tão importantes que mereçam ficar rodando em círculos: As ciclovias são importantes para a cidade e sim, há problemas de projeto (talvez de planejamento, mas não a falta dele) e sim, elas continuarão a se multiplicar pela cidade; a redução de velocidade na marginal, nos poucos momentos em que ela pode ser desenvolvida resultará em 4 minutos a mais para atravessar a via inteira, ninguém vai morrer por causa disso, mas se apenas uma pessoa deixar de morrer por causa da redução, já teremos atingido o objetivo – toda vida conta. A Paulista vai abrir para as pessoas, os carros circularão por outras vias e as pessoas vão aproveitar isso como se nunca tivessem reclamado, é importante para a cidade, ponto. E eis que aqui em algumas linhas falei sobre as pautas mais comentadas e compartilhadas, agora próximo ponto.

Mas quais são os próximos pontos? Pouca gente viu, pouca gente falou. A falta d´água ainda não teve uma solução, vamos passar sede logo logo porque São Pedro não colaborou com o Governo do Estado. Já teve copa, as olimpíadas já estão chegando mas  não vai ter metrô, nadica até 2017. A prefeitura segue com o planejamento da cidade: é lugar comum (e em certo ponto errado) dizer que a cidade cresceu desordenadamente, mas pouca gente está participando da revisão da Lei de Uso de Solo, que complementa o Plano Diretor. Para além disso as pautas da periferia pobre (porque sim, existe uma rica) só sonham com ser tão debatidas quanto a cor da ciclovia, e elas são muitas e estão se arrastando há décadas: direito à cidade, à moradia digna, ao trabalho, ao transporte, ao saneamento básico. Entre outras tantas pautas…

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Cidade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s